quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Olá.... que estranho postar aqui. Faz quase um ano e meio desde a última vez. Só se pode presumir que, obviamente, eu voltei a fumar regularmente, e por isso não postei mais nada.

Hoje estou há uma semana e quase três dias sem fumar e me lembrei deste blog. Achei que talvez escrever aqui fosse terapêutico para alguém que está tentando parar de fumar. Digo "tentando" porque não me considero uma ex-fumante ainda, já que está muito recente.

Esta decisão veio a partir de uma facilidade: metade dos meus amigos parou de fumar. Não que este seja um grande facilitador, mas é uma conveniência.

O que acaba sendo realmente o grande facilitador, na verdade, é o estado de espírito em que a pessoa se encontra quando toma a decisão. E os motivos pelos quais escolhemos parar de fumar. Eu escolhi parar porque estava vendo com clareza o cigarro afetar minha saúde. Já não tinha mais fôlego nenhum (havia anos), minha garganta constantemente inflamada, minha pele uma merda. Então passei uma semana fumando "apenas" um cigarro por dia, até a semana passada, na terça feira, quando fumei um último na faculdade - sempre na faculdade...

Depois desse dia, não fumei mais. Já fui ao bar, já bebi, já fiz várias atividades que, ao longo dos anos, foram acompanhadas constantemente pelo cigarro.

Se estou soando como se estivesse sendo super fácil, me desculpem: está bem difícil. Porém, não tão doloroso quanto nas outras vezes em que tentei parar esperando apoio e credibilidade. Pode ter certeza: esta decisão sobre a qual você está lendo não conta com a sua credibilidade! Me dá um alívio verbalizar isso, pois é a mais pura realidade, e não quero dever nada a ninguém. E é isso que torna esta uma decisão verdadeira e digna do meu próprio crédito. Garanto, por experiência própria, que não adianta porra nenhuma esperar que os não-fumantes entendam o que passamos. Eles nunca foram viciados em cigarro, e, por isso, são incapazes de compreender a dificuldade de abandonar este vício específico. Sobre outros vícios, eu não sei, mas a minha especialidade é este.

Se houver algum fumante em processo de interrupção do vício lendo este blog... ou algum fumante que não começou a parar, mas que está sempre com a idéia martelando na cabeça... ou alguém (um tolo iludido) que está começando a fumar agora: parem e analisem o sentido deste hábito. É um hábito que inspira um prazer enorme, mas este prazer acaba. Esta sensação termina quando você apaga o cigarro. E quando acende outro, ela termina novamente. E depois de anos fumando, ela deixa de trazer aquele conforto e passa apenas a ser uma demanda do seu organismo viciado. Ou seja: não vale a pena. Talvez valesse caso ele não fosse nocivo para a nossa saúde. Mas... não é o caso, é? Então, pronto, chega. Beijo, cigarro. Quem sabe eu te veja de novo no leito de morte.

Vou tentar atualizar o blog frequentemente. O objetivo dele, como disse, é discorrer sobre o meu doloroso processo de abandono do cigarro, e ouvir a opinião de vocês, bonitinhos, sobre a minha performance. Muito obrigada a quem leu, conto com o apoio de vocês.

RÁ! Mentira. Pensou que eu ia contradizer meu próprio discurso, não é. Mas não. Quem quiser dar palavras de apoio, fique a vontade, vou lê-las e vou achar uma graça. Mas não se sinta na obrigação de escrever "coragem!, força! e etc". Qualquer comentário é bem-vindo.

Beijos e abraços sem cheiro de cigarro,
Carol

Um comentário:

  1. Eu bem sei como é difícil, então posso falar de cadeira; mas tenho certeza de que você está chegando lá; e com "lá", quero dizer aquela fase em que você nem se lembra do cigarro, e nem do tempo em que você fumava; é bem verdade que, de vez em quando, vc sente o cheiro da fumaça do cigarro de alguém e tem um mix de sentimentos de saudade e nojo..rssss; mas isso dura exatos dois segundos, não mais do que isso, EU PROMETO !!! Então, pra finalizar, e sem querer soar como um "clichê", eu desejo a você muita força de vontade, e garanto que você vai se sentir PODEROSA, como você realmente é (afinal de contas, você é minha filha, não poderia sair de forma diversa, néam ?????)

    ResponderExcluir